Lumiar_550

A Lumiar Software é a unidade de negócios da Auge Tecnologia e Sistemas para soluções de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A Lumiar Software iniciou suas atividades na INSOFT - Incubadora de empresas de base tecnológica em informática da FUMSOFT - Sociedade Mineira de Software.

A partir de 2010 a AUGE incorporou e integrou a Lumiar Software, ao seu portfólio e modelo de negócios.

Missão:

Desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços de software para suporte ao desenvolvimento de modelos de gestão sustentáveis, em conformidade com leis, normas e políticas ambientais, evitando ou reduzindo a poluição do meio ambiente e promovendo a inclusão social.

Visão:

Ter, até 2016, as soluções implantadas em instituições públicas e privadas, cuja receita bruta totalizada seja equivalente a 5% do PIB brasileiro.

Soluções:

A Lumiar Software é a fabricante da suíte de software "ECOX - Sistema Integrado de Gestão Ambiental".

O ECOX é uma ferramenta 100% web que fornece, aos setores público e privado, uma completa plataforma para suporte a implementação de modelos de gestão sustentáveis. O sistema é composto de módulos funcionais integrados, que podem ser implementados em conjunto ou isoladamente.

A solução "ECOX - Sistema Integrado de Gestão Ambiental" combina uma série de alternativas de empacotamento, visando atender aos programas e projetos dos clientes, tais como:

Gestão Integrada de Resíduos

O módulo de Gestão Integrada de Resíduos suporta os processos de geração, coleta, segregação, acondicionamento, transporte, armazenamento, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos, permitindo integrar toda a cadeia de ciclo de vida do material.

A solução de Gestão Integrada de Resíduos está subdividida em:

- Gestão de Resíduos Industriais;

- Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde;

- Gestão de Resíduos da Construção e Demolição;

- Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.

Em projetos governamentais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos é possível integrar o poder público, individualmente ou na forma de consórcios, às empresas prestadoras de serviço, às associações e cooperativas de catadores de material reciclável e às empresas de reciclagem, permitindo uma gestão compartilhada e transparente.

Monitoramento Ambiental

Contempla o processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais, visando identificar e avaliar, qualitativa e quantitativamente, as condições dos recursos naturais em um determinado momento, assim como as tendências ao longo do tempo (variações temporais).

Suporta grandes volumes de dados e dispõe de ferramentas estatísticas e gráficas para interpretação e análise dos mesmos.

Possibilita o cálculo dos índices de qualidade do ar e da água (CONAMA) e a associação dos parâmetros a uma temática ambiental, um conceito que define um conjunto de itens ligados ao mesmo aspecto ambiental, por exemplo: ar, água, solo, clima, biodiversidade.

Cidade Sustentável

O programa "Cidade Sustentável" visa possibilitar aos municípios o crescimento econômico e social aliado à preservação do bem natural, conciliando, assim, o bem-estar das gerações atuais às perspectivas positivas para as gerações futuras, tornando os municípios que a utilizam referência em modelo de administração pública sustentável.

Copa Sustentável

Desde a Copa da Alemanha, realizada em 2006, a FIFA vem desenvolvendo o programa oficial "The Green Goal", cujo objetivo, entre outros, é controlar e reduzir a emissão de CO2 (gás carbônico). O programa tem foco em quatro aspectos: água, resíduos, energia e transporte. A avaliação e divulgação da qualidade do ar é exigência para cidades-sede da Copa.

O programa "Copa Sustentável" suporta os estados e organizações participantes da Copa no monitoramento, acompanhamento e divulgação de um conjunto de indicadores associados a consumo de energia, geração de gases do efeito estufa, utilização de água, qualidade do ar, geração e reciclagem de resíduos.

Os produtos e serviços da Lumiar Software são ofertados ao mercado em duas modalidades:

- Licenciamento convencional - o cliente adquire a licença de uso do software e paga uma taxa anual para garantir o direito a suporte técnico, correções, manutenções legais e atualizações de versão (evolutivas);

- Software como Serviço (Software as a Service - SaaS) - o cliente paga uma assinatura mensal incluindo: licença de uso; suporte funcional; hospedagem; infra-estrutura de acesso; operação; manutenção; suporte funcional; suporte técnico, correções, manutenções legais e atualizações de versão (evolutivas).

Lumiar Software:

Home | Apresentação | Cidade Sustentável | Monitoramento Ambiental | Gestão de Resíduos | Lumiar Software